Quem é e o que Faz Ogum

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Ogum é o Orixá das ações, reações, ordenações, proteções e regras.
Ordenações e regras são muitas vezes as mesmas coisas, quando elas provem as organizações, e não as desorganizações.  
Regras são Leis, que são impostas aos indivíduos de como devem agir, e caso não sigam essas regras podem ter penalizações, como passar em um farol vermelho e receber uma multa.

 


Na Luz a Lei está sempre com a Justiça, que é a qualidade dos Orixás Xangô e Egunitá, então podemos dizer que a Lei na luz é justa.
Quem está na luz se importa com o que é certo, bom e justo, e com esse raciocínio acaba não fazendo o mau.
Nas trevas a Lei anda sem a justiça, onde regras são criadas e não importa a justiça, o bem e o certo nelas.
Porém todos sofrem os karmas que criam.
Os filhos de Ogum gostam de ter atividades ligadas as ações, regras, ordem e etc. por isso tem vocação para serem policiais, bombeiros, atletas, motoristas, salva vidas, trabalhar no exército, aeronáutica, marinha, como pilotos, seguranças, fiscais, trabalhar no transito e etc.

 


São os Guardiões, também chamados de Exus, que trabalham na irradiação de Ogum, então são protetores, defensores, guerreiros, salvadores e etc.
Todos os trabalhos espirituais da luz precisam de guardiões, pois eles é que mantem seguros os trabalhadores e beneficiários desses trabalhos, pois as trevas muitas vezes não desejam que os seres sejam beneficiados.
Então existem guardiões nos cemitérios, hospitais, clinicas, templos religiosos e etc. que são locais que ajudam os seres humanos encarnados e desencarnados.
Muitas pessoas acham que os guardiões são seres menos evoluídos, mas na verdade precisa de um grande amor e desprendimento para exercer esse trabalho, pois eles se põem em risco, também muitas vezes vão para locais inferiores do Plano Espiritual e ficam e sofrendo com as energias negativas deles, e fazem tudo isso para ajudar aos necessitados. 

 


Ogum por ser protetor e trabalhar com a ação, ele é a mesma divindade da Guerra cultuada em outras religiões, espiritualismos e crenças diferentes, sendo muitas vezes mau visto e temido, e o que faz nas obras de ficção ele ser o vilão, mas sem ele não teríamos proteção nenhum e ficaríamos a mercê do mau, só sofrendo.

 


Em outras formas de culto Ogum é a Divindade da guerra, mas com outras mitologias, nome e representações diferentes, mas se trata na verdade da mesma deidade.
Ogum é o Deus Ares da Guerra na Grecia Antiga, por exemplo, é o Vishnu, da Índia ou Indra, é também Ganesha, Odin e muitos outros.
Então Ogum é um grande aliviado de sofrimentos, e é um Orixá ou divindade positivo do bem, que protege quem está certo, de quem está errado e mau intencionado.
Ogum é um protetor, e por isso é um Orixá da luz e do bem.

 

Alguns Destaques: